quinta-feira, 30 de abril de 2015

Por que sentimos ciúmes dos nossos amigos?


Quando os primeiro macaquinhos se tornaram amigos, láaaa em um tempo bem remoto e distante, eles tinham um único interesse: Troca de favores. A amizade era simplesmente uma aliança que ajudava ambos os lados a lutar contra rivais e cuidar dos filhotes. Mas e hoje? Hoje continuamos com o mesmo interesse. No nosso caso, procuramos uma substanciazinha bastante conhecida, a ocitocina. A matéria completa que te explica isso você pode conferir Clicando aqui

No entanto, hoje o assunto é: Por que sentimos ciúmes dos nossos amigos? 



Desde que me entendo por gente eu sou uma pessoa ciumenta, daquelas que olha feio pra qualquer pessoa que se aproxime de algum amigo meu. E a história só complica caso seja sobre melhores amigos. Sempre acabo saindo magoada por toda e qualquer (acredite) besteira. Parece engraçado pra quem olha de longe, algumas pessoas podem achar fofinho, até. Mas o ciúme é um sentimento que te diminui. Não é pra tanto que geralmente quem mais sofre dessa coisa horrenda são pessoas com baixa auto-estima, aquelas que não tem segurança e consequentemente tem medo de serem "trocadas".




A terceira pessoa
Vocês são amigos há anos, estudaram juntos, cresceram juntos, dividem memórias da infância, do primeiro beijo, etc. Quando em uma bela manhã de sol, a terceira pessoa aparece, ela pode estar se mudando para o seu bairro, se transferindo para a sua escola, começando a trabalhar no mesmo lugar que vocês. Na mesma hora mil e uma ideias de um futuro entre seu amigo e a pessoa nova explodem na sua mente, e você não está incluído em nenhum deles. Para o seu terror eles começam a se dar bem conforme o tempo passa, você se sente colocado de lado. PASMEM. Eles postaram fotos sem você e ainda deram check-in na sua sorveteria favorita. E la se foi meu amigo, você pensa.



Meu amigo começou a namorar, o que eu faço?
Quando meu melhor amigo começou a namorar na metade de 2014 eu simplesmente não aceitei no começo, cheguei até a procurar histórias horríveis do tal namorado pra ver se conseguia separa-los. Ficava irritada sempre que era colocada em segundo plano e me recusava a falar com o boy. Que sempre tentava se enturmar comigo. (Ele já conhecia meu gênio e sabia que eu já tinha feito um inferno da vida dos namorados anteriores). Hoje eles ainda estão firmes e eu? Eu ainda me irrito às vezes, mas tenho que agradecer pelo meu amigo ser tão compreensível. Acho que outra pessoa já teria me dado um chute. Não é fácil aceitar que você não é mais a "unica pessoa importante" na vida de alguém, porém é importante lembrar que você não pode privatizar uma pessoa e muito menos os sentimentos dela. 

 Clarisse, me ajuda a resolver?
Lógico que ninguém muda da noite pro dia, não é fácil largar costumes de anos. Mas você pode começar com esses dois passos simples, aqui:
O primeiro passo a ser tomado é procurar onde e porque começam seus ciúmes, quais situações te causam esse sentimentos? O segundo passo é abrir o jogo com a outra pessoa, falar sobre seus medos e sobre o que sente. Dialogar é sempre melhor que exigir algo de alguém ou ficar fazendo cara feia, quando muitas vezes o outro nem sabe o motivo. 



Ainda estou no meu caminho pra largar esses hábitos nojentos, que aliás nunca me fizeram bem e nunca garantiram que eu mantivesse uma amizade por mais tempo. Muito pelo contrário, você sente tanto medo de perder que acaba perdendo por culpa do medo, confuso né? O negocio é aprender que você não é dono de ninguém e que assim como você, as pessoas só buscam a felicidade. E o ciúme é um sentimentozinho que vai destruindo cada pedaço dela. 

Chaves de Clarisse

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Não sou muito de ter ciúmes. Minha amiga está namorando com um cara que nem conheço, e a primeira coisa que disse pra ela foi "por favor, não me coloque no meio de suas intrigas". Ela é daquelas pessoas cheias de amigas, como conheci ela assim nem me importo. Se deixou em segundo plano, entenda: então ela não gosta de você como disse. O jeito é se afastar.
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TuT queria ser bem resolvida assim também~
      Verdade, o jeito é se afastar. Mas dói, né?
      Beijinhos~ <3

      Excluir
  2. oiii =DD
    Admito que sinto ciumes dos meus amigos sim, mas anda muito grave xD
    Mas conheço gnt que já brigou feio com amigos por ciumes!
    Sei lá ai já acho de mais!
    Adoorei viiw =D
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou uma dessas que briga feio por ciúmes LOL
      Beijihos, volte sempre *u*

      Excluir